Relatório anual de desenvolvimento mundial destaca a importância de 2015

Por: Thaís Iannarelli
17 Junho 2015 - 17h57

Para o Sistema das Nações Unidas em geral e o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), 2015 é um ano de marcos históricos. Comemora-se o 70º aniversário da ONU, e chega-se à reta final para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Além disso, é o momento em que líderes mundiais lançarão uma nova agenda de compromissos globais de desenvolvimento, com a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em setembro.

Nesse contexto, o relatório 2014/2015 do PNUD, intitulado Momento de Ação Global, destaca a importância desse período para que o desenvolvimento mundial continue no caminho do progresso. O PNUD desempenhou papel central na concepção, promoção e apoio aos países para o alcance dos ODM. Agora, o Programa trabalha com os seus parceiros na preparação para a implementação dos ODS. No momento, o PNUD está apoiando a integração dos novos objetivos ao planejamento do desenvolvimento dos países, enquanto coopera para a avaliação do progresso em direção aos novos objetivos, tanto local quanto globalmente.

Por meio de histórias de vida, o relatório ilustra o papel de liderança que o PNUD continua a desempenhar na erradicação da pobreza, na redução de desigualdade e exclusão sociais no mundo todo.

Sobre o Brasil, a publicação destaca como Atlas do Desenvolvimento Humano colabora com a redução da desigualdade no país. A ferramenta online – elaborada pelo PNUD Brasil, Ipea e Fundação João Pinheiro – traz mais de 200 indicadores socioeconômicos, entre eles o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Um trecho do relatório afirma que o IDHM é utilizado nos níveis nacionais e locais para a adaptação de políticas públicas que visam àqueles com mais necessidades, como por exemplo os programas Mais Médicos e Luz para Todos, para os quais os ministérios brasileiros da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social utilizam a ferramenta do PNUD.

O relatório ‘Momento de Ação Global’ está disponível em todas as línguas oficiais da ONU, entre elas inglês, espanhol  e francês.

Fonte: ONU

Tudo o que você precisa saber sobre Terceiro setor a UM CLIQUE de distância!

Imagine como seria maravilhoso acessar uma infinidade de informações e capacitações - SUPER ATUALIZADAS - com TUDO - eu disse TUDO! - o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua ONG?

Imaginou? Então... esse cenário já é realidade na Rede Filantropia. Aqui você encontra materiais sobre:

Contabilidade

(certificações, prestação de contas, atendimento às normas contábeis, dentre outros)

Legislação

(remuneração de dirigentes, imunidade tributária, revisão estatutária, dentre outros)

Captação de Recursos

(principais fontes, ferramentas possíveis, geração de renda própria, dentre outros)

(Gestão de voluntários, programas de voluntariado empresarial, dentre outros)

Tecnologia

(Softwares de gestão, CRM, armazenamento em nuvem, captação de recursos via internet, redes sociais, dentre outros)

RH

(Legislação trabalhista, formas de contratação em ONGs etc.)

E muito mais! Pois é... a Rede Filantropia tem tudo isso pra você, no plano de adesão PRATA!

E COMO FUNCIONA?

Isso tudo fica disponível pra você nos seguintes formatos:

• Mais de 100 horas de videoaulas exclusivas gratuitas (faça seu login e acesse quando quiser)
  • Todo o conteúdo da Revista Filantropia enviado no formato digital, e com acesso completo no site da Rede Filantropia
  • Conteúdo on-line sem limites de acesso no www.filantropia.ong
  • Acesso a ambiente exclusivo para download de e-books e outros materiais
  • Participação mensal e gratuita nos eventos Filantropia Responde, sessões virtuais de perguntas e respostas sobre temas de gestão
  • Listagem de editais atualizada diariamente
  • Descontos especiais no FIFE (Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica) e em eventos parceiros (Festival ABCR e Congresso Brasileiro do Terceiro Setor)

Saiba mais e faça parte da principal rede do Terceiro Setor do Brasil:

Acesse: filantropia.ong/beneficios

E-book Como começar uma⠀ONG