25 de agosto de 2020 - 3ª feira - das 13h30 às 17h

Fórum de voluntariado online pré-FIFE 2020

Pré-evento gratuito no FIFE online 2020 aborda temas relacionados ao voluntariado e sua importância no Terceiro Setor e no mundo empresarial.

Carga Horária: 3h30

Com: Ana Luísa Azevedo, Carlos Pignatari, Celina Prado, Cristiana Pipponzi, Dr. Fábio Gabas, Edson Marinho, Gustavo Venancio Narciso , Ricardo Voltolini, Roberto Ravagnani , Sílvia Louzã Naccache

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Esta atividade GRATUITA e 100% online, acontece em dois webinars, confira a oportunidade de ampliar a visibilidade e o acesso a estratégias e ferramentas para os programas de voluntariado em organizações da sociedade civil e nas empresas.
 
 
Realização: Rede Filantropia  
 
Curadoria: Silvia Naccache 

WEBINAR AO VIVO E GRATUITO!

Inscreva-se e participe!

Programação:
 

13h30 às 15h: Propósito e Liderança nos Programas de Voluntariado    
 
  • Reflexões sobre o papel do líder no engajamento dos colaboradores ao propósito da empresa e das organizações da sociedade civil: na empresa, o propósito caminha  junto ao negócio; e na OSC, junto à causa - Ricardo Voltolini, da Ideia Sustentável
     
  • Case AMBEV: apresentação do programa VOA, que se destaca por ter líderes na ação. Um panorama do engajamento e manutenção dos colaboradores e das lideranças como voluntários - Carlos Pignatari, gestor do programa de voluntariado da AMBEV
     
  • Case Associação Vaga Lume: conheça as mudanças e ganhos da OSC a partir do engajamento e participação ativos de todos os conselheiros, deliberativos e consultivos, como voluntários em grupos de trabalho e de apoio à equipe técnica - Cristiana Pipponzi, voluntária do conselho deliberativo da Associação Vaga Lume
Mediação: Silvia Naccache e Roberto Ravagnani
 
 
15h30 às 17h: Gerenciando expectativas dos voluntários: presente e futuro
 
  • A importância de entender e gerenciar as expectativas dos voluntários, para que sejam bem acolhidos, motivados e fidelizados nos Programas de Voluntariado - Ana Luísa Azevedo, da Pista Mágica (escola de Voluntariado em Portugal)
     
  • Case Centro Social Carisma: por que é importante ter uma organização da sociedade civil que acolha e receba os interessados em participar do voluntariado? Como lidar com as expectativas dos voluntários da comunidade e de programas empresariais em tempos de pandemia? - Celina Prado: gestora do programa de Voluntariado do Centro Social Carisma
     
  • Case Instituto C&A: o movimento realizado dentro da empresa para lidar com as expectativas dos colaboradores que participam do programa de voluntariado empresarial. O que foi feito em tempos de pandemia e o olhar para o novo futuro - Gustavo Narciso, gerente do Programa de Fortalecimento de Comunidades do Instituto C&A
Mediação: Silvia Naccache e Roberto Ravagnani
 
 

®2020 ➤ Instituto Filantropia - (Z). Conteúdo programático sujeito a mudanças de acordo com atualizações do facilitador.

Ana Luísa Azevedo

Licenciada em Ciências da Comunicação e mestre em Economia Social, realizou a sua tese de mestrado sobre inovação social e capacitação em Gestão de Voluntariado. Atualmente, é colaboradora e formadora da Pista Mágica tanto a nível local, como nacional e internacional. É voluntária desde os 16 anos e já trabalhou com crianças, jovens, idosos, reclusos e pessoas sem-abrigo. Já colaborou como avaliadora de projetos sociais na Área Transversal para a Economia Social da Universidade Católica do Porto.

Carlos Pignatari

Carlos Pignatari é head de Impacto Social da Cervejaria Ambev e está à frente do VOA, programa voluntário de mentoria em gestão para organizações sociais da companhia. Desde 2013 na AMBEV, também atuou como gerente de performance na América Latina, sendo responsável por estabelecer metas e cascatear o programa de excelência e definições estratégicas dentro da Cervejaria, e como gerente de transformação na América do Sul, aprimorando a experiência dos funcionários por meio de tecnologia e gerenciamento de performance. É formado em Administração Pública pela FGV-SP.

Celina Prado

Formada em Letras pela UEPG, possui especialização em Gestão Pública pela UTFPR e trabalha como gestora de Programas Sociais no Centro Social Carisma há 15 anos. Atua diretamente com captação de Recursos ,engajamento, relacionamento com stakeholders ,gestão de projetos e voluntariado corporativo. Tem uma vasta experiência em projetos sociais na área de educação, cultura e formação profissional.

Cristiana Pipponzi

Membro do Conselho de Administração da Raia Drogasil, companhia líder no Mercado Farmacêutico Brasileiro com mais de 2.000 lojas e 40.000 funcionários e conselheira da Associação Vaga Lume, uma organização sem fins lucrativos, que há mais de 18 anos cria e mantém aproximadamente 100 bibliotecas comunitárias na região da Amazônia. Desde 2018, participa do Conselho do Instituto Ame sua mente, que têm como missão mudar a Cultura de Saúde Mental no Brasil e trabalhou por mais de 10 anos como Diretora de Marketing na Raia Drogasil. Antes disso, participou de uma start upchamada Banca Digital, que oferecia um Market place de assinaturas de publicações nacionais e internacionais. Começou sua carreira como consultoria na Ernst&Young em 1997, onde trabalhou por 4 anos. Formada em Administração de Empresa pela FEA USP, completou um MBA em INSEAD na França e cursou “Directors Consortium Program”em Stanford, e “Governing for Non Profit Excellence” na Harvard Business School.

Dr. Fábio Gabas

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva (SP) em 1998, residência médica em ultrassonografia pelo Instituto Kerr de Ensino e Pesquisa (São Paulo). É sócio-diretor da HeartMetrix, empresa pioneira em soluções complementares para o gerenciamento do estresse através do equilíbrio autonômico, com reflexo positivo na saúde e produtividade no meio corporativo. É parte do corpo clínico da Clínica Healthy, em São Paulo, além de médico sócio da Clínica Gabas Revitaliza no interior do estado, onde atua como clínico dentro dos conceitos da medicina integrativa e preventiva desde 2003. É pós graduado em Neurociência pela The Neuroscience Academy, e tem especialização em Medicina Integrativa Lato Sensu Presencial com prática, pela clínica Conceito Saúde e Uniube (Universidade de Uberaba).

Edson Marinho

Diretor Executivo do PM4NGOs, fundador e diretor da Teoria da Prática, especialista em Gestão de Projetos no Setor de Desenvolvimento Social - certificado nas metodologias PMD Pro, Program DPro, e AgilePM. Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade Estácio-FIR, pós graduado em Educação a Distância pela Faculdade SENAC e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Unipê, Edson possui uma trajetória de mais de 15 anos no setor de desenvolvimento - com experiência de gestão projetos de pequeno e grande portes bem como gerenciamento de programas e portfolio. Atuou como Coordenador Nacional de Projetos do ChildFund Brasil, como gerente do Projeto Redes de Desenvolvimento da Visão Mundial, e gerente de Negócios da Ética Comércio Solidário.

Gustavo Venancio Narciso

Engenheiro bioquímico formado pela USP, iniciou sua carreira como consultor de negócios na Cosin Consulting, atuando em clientes varejistas como Magazine Luiza, DPaschoal e Cervejaria Petrópolis. Em 2015, assume o cargo de consultor de projetos e processos na C&A Brasil, onde também propõe e assume a liderança do Comitê de Diversidade e Inclusão da C&A, promovendo ações de inclusão e respeito à igualdade de gênero e etnia, pessoas com deficiência, refugiados e a comunidade LGBTQIA +. Em 2019, assume o cargo de Gerente de Programas do Instituo C&A, sendo responsável pelo programa de voluntariado corporativo e ajudas humanitárias. Após a mudança global do Instituto C&A neste ano, assume a gestão do Instiuto C&A no Brasil cujos dois pilares são voluntariado e empreendedorismo como forma de fortalecer comunidades vulneráveis através da moda.

Ricardo Voltolini

CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável, com mais de 25 anos de atuação no Mercado, idealizador da Plataforma Liderança com Valores, o maior movimento de liderança para a sustentabilidade do Brasil. Escreveu mais de 10 livros, entre os quais se destacam Conversas com Líderes Sustentáveis (Editora Senac-SP/2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Editora Campus Elsevier/2013) e Sustentabilidade no Coração do Negócio (Ideia Sustentável/2015). Realizou mais de 1.200 palestras, é mentor e coach de líderes empresariais, conselheiro de Sustentabilidade da Iguá Saneamento, da AES Tietê e do Centro Sebrae de Sustentabilidade. Atualmente está no segundo mandato como diretor de Sustentabilidade da ABRH-Brasil.

Roberto Ravagnani

Administrador, projetista, Jornalista, radialista, conteudista de jornais e rádios em 06 países, palestrante, Consultor e facilitador especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Atende empresas, OSC’s e governos em toda América Latina. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea e Membro Engage for business.

Sílvia Louzã Naccache

Consultora e palestrante na área de Voluntariado, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor. Conteudista da Plataforma Captamos, Rede Filantropia, Escola Aberta do Terceiro Setor, Observatório do Terceiro Setor e da plataforma Altrus. Articula parcerias com organizações da sociedade civil, governos, escolas, universidades e empresas. Organiza, ministra e facilita cursos, palestras, oficinas e eventos. Conselheira voluntária da ABRAPS - Associação dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Voluntária da Associação Vaga Lume, da organização internacional Impact2030 e voluntária no grupo de trabalho de Humanização do movimento Todos Juntos Contra o Câncer. Coautora do livro Voluntariado Empresarial - Estratégias para Implantação de Programas Eficientes. Membro organizadora voluntária do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial desde 2009 e por 14 anos, coordenou o Centro de Voluntariado de São Paulo.

Turma(s) Aberta(s)

25/Ago ON-LINE
Das 13h às 17h

Treinamento Gratuito!

Entrada Franca
Treinamento On-Line

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ON-LINE-

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Termo de Inscrição

  • A organização sem fins lucrativos INSTITUTO FILANTROPIA, CNPJ: 16.793.297/0001-20, doravante denominada simplesmente como ORGANIZADORA, neste momento está sendo contratada para ministrar o curso em questão e se compromete a zelar pela qualidade e integridade do programa oferecido.
  • A ORGANIZADORA poderá cancelar ou adiar o evento com aviso de, no mínimo, 48 horas de antecedência. Neste caso, o PARTICIPANTE poderá optar por:
    • REEMBOLSO: A devolução dos valores pagos pelo PARTICIPANTE na inscrição do treinamento deverá ser feita pela ORGANIZADORA em até 10 (dez) dias úteis a contar da data da solicitação.
    • CRÉDITO: O participante também poderá optar por realizar o curso na nova data ou utilizar o crédito para fazer outro curso de mesma carga horária.
  • A  opção desejada (REEMBOLSO OU CRÉDITO) deverá ser informada à ORGANIZADORA por e-mail ou telefone em um prazo de 6 meses a partir da data de inscrição.
  • Em nenhuma hipótese serão reembolsadas despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.
  • A vaga do participante no evento somente será reservada após a devida comprovação de pagamento pela instituição financeira.
  • A troca de participante será permitida com até um dia de antecedência ao evento. A mesma deverá ser informada à ORGANIZADORA por e-mail ou telefone.
  • Em caso de desistência do participante, o CANCELAMENTO de uma inscrição somente poderá ser realizado mediante solicitação por e-mail.
    • Aviso com 7 (sete) dias ou mais de antecedência: devolução integral do valor investido em até 30 (trinta) dias ou troca por inscrição em evento de igual valor, a critério do participante.
    • Aviso com 2 (dois) a 6 (seis) dias de antecedência: devolução de 50% do valor investido em até 30 (trinta) dias ou troca por inscrição em evento de igual valor, a critério do participante.
    • Menos de 48 horas de antecedência: Não há devolução do valor investido e nem troca por bolsas.
  • Inscrições efetuadas com a opção de pagamento por NOTA DE EMPENHO não podem ser canceladas sob qualquer hipótese.
  • A ausência ou atraso do participante no(s) dia(s) do evento, sob qualquer hipótese, não dará direito a REEMBOLSO OU CRÉDITO.
  • A ORGANIZADORA fica autorizada a captar fotografias, vídeos e áudios antes, durante e após o evento e seus intervalos. O PARTICIPANTE cede o Direito de Imagens sobre esse material para  ORGANIZADORA utilizar ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE para divulgação de eventos e seus produtos, cessado o uso para outros fins.
  • A opinião e informações expressadas pelos facilitadores e demais participantes do treinamento são de responsabilidade exclusiva dos mesmos, não caracterizando necessariamente a opinião do Instituto Filantropia.