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Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica - FIFE 2017

Mais de 100 atividades entre palestras, debates e temas livres discutindo sobre administração, contabilidade, legislação, captação de recursos, gestão de pessoas e outros temas relacionados à gestão de projetos e organizações sociais.

Carga Horária: 30 horas

Com: Darian Rodriguez Heyman (Estados Unidos), Gonzalo Ibarra (Chile), João Ricardo Pombeiro (Portugal), Rodolfo Fücher , Marcos Kisil, Wellington Nogueira, Leila Navarro, Michael Mary Nolan, Ana Carrenho, Amanda Riesemberg, Carla Oliveira, Carol Zanoti, Danilo Tiisel, Fabiana Dias, Felipe Mello , Flávia Lang, Ader Assis Jr., Guilherme Reis, Giulliano Soares, Janine Saponara, José Alberto Tozzi, Lucimar Ferreira, Marcio Zeppelini, Marcelo Estraviz, Marco Iarussi, Marcos Gross, Michel Freller, Renata Lima, René Steuer, Régis Ferreira, Ricardo Monello, Ricardo Falcão, Roberto Ravagnani , Rosana Pereira, Rogério Martir , Rogério Paganatto, Sérgio Monello, Warley Dias, Thaís Iannarelli, William Ferraz , Aline Morais, Rafael Públio, Danilo Jungers, Marcelo Monello, Maria Iannarelli, Marcos Biasioli , Guilherme Maciel, Marco Aurélio Almada, Aurimar Ferreira, Rui Seabra, Antônio Santana, Renann Ferreira, Rafael Riva Finatti, Viviane Aroldi, Marilene Alencastro da Silva, Rafael Vargas, Cristiany de Castro, Luiza de Mello e Souza , Nayane Izabel da Costa Souza, Danielle Vanzella, José Helio Contador Filho, Amaralina Machado Rodrigues Xavier, Camila Cheibub Figueiredo, Bruno Costa Vicente, Christiane Fonseca, Marcos Lima e Castro Pinheiro, Fabio Felix, Fagna Freitas, Sara Queiroz, Felipe Saboya, Patricia Costa de Almeida Castro, Silvia Naccache, Francisco de Sousa Costa, Rodolfo Ernesto Schneider Junior, Andréa Wolffenbüttel, Marilisa Bertolin, Emília Bandeira Perissatto, Márcia de Souza, Marciele Dallastra Torres, José Avando, Everaldo Oliveira

Categorias: Administração Pública, Assistência & Serviço Social, Captação de Recursos, Cebas

A próxima edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica - FIFE 2017 - acontecerá nos dias 04 a 07 de abril de 2017, em Foz do Iguaçu. O evento contará com mais de 100 atividades oferecidas durante os quatro dias. A ideia do FIFE é reunir no mesmo evento palestrantes de renome com expertise em temas relacionados à gestão e oferecer aos participantes a oportunidade de estabelecer uma rede de conhecimento, aprendizado e crescimento profissional. 
 
Serão diversos palestrantes em três dias de intensas atividades, reunindo temas voltados à gestão de organizações sociais, culturais, ambientais, educacionais e de saúde, englobando temas como contabilidade, certificações, comunicação, legislação, captação de recursos, auditoria, voluntariado, entre outros assuntos importantes à gestão social.
 
Os participantes terão a oportunidade de estabelecer uma rede de conhecimento, aprendizado e crescimento profissional não só com as palestras e aulas. Na programação inclui cafés e jantares temáticos, debates e consultorias coletivas que farão o público estabelecer sinergia e relacionamento e integração com outros participantes.
 
 
 

 


Darian Rodriguez Heyman (Estados Unidos)

Captador de recursos, empreendedor social e autor de livros. Seu trabalho "helping people help" começou quando ocupou, por cinco anos, o cardo de diretor executivo na Craiglist Foundation. Depois disso, escreveu o best-seller Nonprofit Fundraising 101, editou o best-seller Nonprofit Management 101 e foi cofundador da única série de eventos dedicada à mídia social par o bem, o Social Media for Nonprofits. Mais recentemente, lançou o evento Nonprofit Fundraising Masters para compartilhar dicas e ferramentas de sucesso na captação de recursos. Atualmente, é diretor executivo da Numi Foundation e consultor na área de captação.

Gonzalo Ibarra (Chile)

Engenheiro Civil Industrial pela Universidad de Santiago de Chile e mestre em Desenvolvimento Organizacional pela Universidad Diego Portales de Chile. Tem 16 anos de experiência atuando em organizações internacionais da América Latina e Caribe. Desde 2015, é diretor regional de desenvolvimento de recursos e alianças estratégicas da Plan Internacional. Criou a GIA Consultores, dedicada a prestar apoio e serviços de Desenvolvimento Organizacional Sustentável a organizações públicas e privadas.

João Ricardo Pombeiro (Portugal)

Viajante, curioso e aprendiz da Vida. Nascido em Lisboa, estudou em várias cidades: Santarém, Coimbra, Porto, Roma, Lisboa, Carvoeiro, San Diego. Formado em Sociologia; especializado em Gestão da Formação; pós-graduado em Liderança e Desenvolvimento de Equipes. Treinado e certificado internacionalmente em Coaching; Master Practitioner de PNL; Generative Trance; Art of Hosting. Experiência como formador em projetos para organizações sociais, particularmente no projeto transnacional Q3 e com a EAPN em Portugal. Vasta experiência como formador comportamental e de desenvolvimento pessoal. Nos últimos 6 anos, também tem desempenhado função de assistente em diversas certificações de Coaching e PNL.

Rodolfo Fücher

Responsável por assuntos corporativos da Microsoft no Brasil, relacionamento institucional com governos, entidades da indústria e organizações do Terceiro Setor. Um de seus principais desafios é promover parcerias entre os três setores, com o objetivo de gerar melhoria na qualidade de vida, explorando o potencial humano através do uso da tecnologia, primordialmente na educação e no incentivo ao empreendedorismo. Tem mais de 30 anos de experiência na área da TI, sendo 6 anos no escritório regional da Microsoft para a América Latina, nos Estados Unidos. Durante este período, administrou investimentos na ordem de US$ 140 milhões em projetos sociais que levam tecnologia a mais de 18 milhões de pessoas, em 21 países na América Latina. Formado na área de Tecnologia da Informação pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), e especialista na área de Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor pela FIA-USP.

Marcos Kisil

Fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, É médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA. Foi consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. É Professor Titular da USP, da Faculdade de Saúde Pública.

Wellington Nogueira

Empreendedor social reconhecido com o fellowship da Ashoka e formador Reconhecido com o fellowship Fellow4Good do Institute For The Future (São Francisco - EUA), trabalha com outras mentes brilhantes e inquietas para fazer apontamentos imediatos para um futuro de alegria, Fundador da ONG Doutores da Alegria, Organização pioneira no Brasil em levar alegria a crianças hospitalizadas através da arte do palhaço profissional. A Organização investiu em pesquisa para desvendar o impacto da alegria na adversidade da hospitalização e, a partir desse conhecimento gerado, organizou-o para disseminação.

Leila Navarro

Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top of Mind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 15 livros, entre eles, “ Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”

Michael Mary Nolan

Advogada, coordenadora da Congregação das Irmãs de Santa Cruz, assessora das Pastorais Sociais e assessora jurídica do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras (EAACONE). Em 2004 recebeu doutorado honorário de Saint Mary's College, Notre Dame, Indiana por seu trabalho em direitos humanos.

Ana Carrenho

Advogada e sócia do escritório Pinheiro Carrenho, especializado em Terceiro Setor e negócios sociais, é vice-presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP, coordenadora da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Subseção de Santo Amaro e conselheira de Assistência Social do estado de São Paulo (2015-2017). Professora na Escola Superior de Advocacia ESA/SP e da Escola Aberta do Terceiro Setor do Ministério Público de São Paulo, é especialista em responsabilidade social e Terceiro Setor pela FIA/USP, atualmente é pós-graduanda em direito civil. Atuou como conselheira no Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Cultura de Paz e Meio Ambiente da Subprefeitura do Jabaquara - São Paulo e como representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil no Conselho Nacional de Assistência Social (2010-2012).

Amanda Riesemberg

Graduada em publicidade, foi uma das 15 brasileiras convidadas para o Programa de Intercâmbio de Empoderamento Feminino, realizado nos Estados Unidos em 2012, pelo Institute for Training & Development (ITD). Professora na Choice Escola de Profissões, escreveu para o portal de empreendedorismo feminino “Empreendedorismo Rosa”. É diretora de marketing da Nossa Causa, agência de marketing com impacto social, onde trabalha com desenvolvimento e articulação de projetos sociais e comunicação estratégica para organizações que buscam ou possuem um propósito social.

Carla Oliveira

Advogada especializada em gestão e legislação de organizações do Terceiro Setor e em direito civil e Terceiro Setor, foi gerente da consultoria jurídica das Unidades da Rede Lucy Montoro, na capital paulista, administradas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e advogada da Fundação Faculdade de Medicina da USP, maior fundação da área da Saúde do Brasil. Possui mais de 15 anos de atuação no Terceiro Setor, direito civil, administrativo e tributário (imunidades/isenções), de forma contenciosa e consultiva e detém amplo conhecimento na rotina de departamentos jurídicos de hospitais e outras entidades sem fins lucrativos.

Carol Zanoti

Teóloga e filósofa graduada pela FAI/SP, atua há mais de 25 anos na área social, com especialidade em desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de projetos, capacitação socioeducacional, arquitetura institucional e planejamento estratégico. Já atuou em organismos sociais nacionais e internacionais do Terceiro Setor.

Danilo Tiisel

Advogado graduado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), especializado em legislação do Terceiro Setor, gestão e sustentabilidade. É membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP e coordenador do Grupo de Direito e Captação de Recursos da ABCR. Atua como consultor jurídico e em desenvolvimento institucional, além de ser professor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB e da Diálogo Social. É diretor da Social Profit Consultoria.

Fabiana Dias

Formada em jornalismo, com pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA/USP). Atua como consultora em planejamentos de comunicação, concepting e desenvolvimento de negócios para serviços da nova economia (www.maisargumento.com.br). Trabalhou por vários anos com organizações sociais, acompanhando a transição das organizações com propósito que passaram a atuar com modelos de negócio de impacto social. Nos últimos anos tem se dedicado ao universo das startups e focado em design e comunicação de serviços. Foi professora na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e na Fundação Getúlio Vargas (FGV). É uma das sócias do Viveiro Inovação Social (www.vivei.ro), coworking na Vila Madalena.

Felipe Mello

Ator formado pelo Teatro Escola Célia Helena e palhaço desde 2001. Mestre pela Cásper Líbero, graduado pela ESPM e formado em Radialismo pelo Senac/SP. Diretor-fundador da ONG Canto Cidadão, que desde 2002 desenvolve iniciativas culturais (teatro, palhaço e música) em hospitais, escolas e outros espaços públicos. Também é criador e apresentador de palestras, oficinas e cursos relacionados à integração da arte ao cotidiano, como forma de desenvolvimento pessoal e equilíbrio social. Já escreveu cinco peças teatrais, vistas por aproximadamente 50 mil pessoas em escolas e hospitais, tanto por meio de programas de voluntariado quanto projetos de leis de incentivo à cultura. Como ator, já atuou em 12 montagens teatrais.

Flávia Lang

Com mais de 15 anos de experiência na liderança das áreas de comunicação, marketing e desenvolvimento institucional de organizações internacionais como Greenpeace, Care e Plan International, é líder do Comitê Consultivo do Festival de Captação de Recursos, associada e membro do Conselho Fiscal da ABCR. Cofundadora da Ader&Lang | Rede e Negócios Sustentáveis, também integra a equipe da Chaxcha – Agência Digital focada no 3º setor.

Ader Assis Jr.

Mestre em Administração de Empresas com Especialização em Marketing (MBA) pela Union University, Jackson, TN, Estados Unidos. Graduado em Administração de Empresas com especialização em Gerenciamento Estratégico e Comércio Exterior pela Oklahoma Baptist University, Shawnee, OK, Estados Unidos. Atuou por mais de 15 anos na liderança de equipes de mobilização de recursos de organizações internacionais como Visão Mundial e Fundo Cristão para Crianças. É diretor da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), palestrante em diversos congressos de mobilização de recursos e tem vários artigos publicados. Estabeleceu como meta profissional contribuir com a melhoria da performance do Terceiro setor e, no final de 2009, idealizou e se tornou diretor da Ader&Lang | Redes e Negócios Sustentáveis, empresa especializada em planejamento, gestão, mobilização de recursos e desenvolvimento de negócios sociais sustentáveis, que viabiliza projetos para o Segundo e Terceiro Setores.

Guilherme Reis

Advogado com 10 anos de atuação no Terceiro Setor - inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccionais Espírito Santo (10.983) e de São Paulo (324.497). Graduado em direito pela Universidade de Vila Velha e sócio-diretor do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, é especialista em direito do Terceiro Setor e direito tributário. Mestrando em ciências jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa em Portugal, é professor do curso de pós-graduação em direito e contabilidade para o Terceiro Setor da FBMG e palestrante em direito tributário, direito administrativo e direito civil relacionados ao Terceiro Setor. É a autor do livro “Imunidade Tributária para o Terceiro Setor, 2016”. Publicação independente.

Giulliano Soares

Especialista em marketing digital com mais de 14 anos de mercado e entusiasta de metodologias e métricas de gestão e monitoramento, é diretor de planejamento da Nossa Causa, agência de marketing com impacto social, e professor do curso Bootcamp em Disciplina n’A Grande Escola. Um dos criadores do Impostômetro, iniciativa que contabiliza a arrecadação de impostos em tempo real e possui mais de 3 milhões de visualizações por mês e está presente em diversas cidades, foi diretor de mídias digitais do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação e Planejamento Digital (IBPT).

Janine Saponara

Jornalista pela PUC- SP, pós graduada em Comunicação Empresarial pela ESPM e em Administração de Organizações sem Fins Lucrativos pela FGV/SP, e FIA-USP. É fellow do programa ELIAS - Líderes Emergentes em Inovação para Sustentabilidade entre Setores, que desenvolveu a Teoria U no Massachusetts Institute of Technology – MIT. Há 18 anos fundou a Lead Comunicação, assessoria pioneira na comunicação responsável para o Terceiro Setor e Sustentabilidade. Autora dos Guias “Comunicar é Preciso”, sobre como a comunicação auxilia a construção da imagens das pequenas organizações sem fins lucrativos e do “Guia Comunicação e Sustentabilidade” sobre como as grandes empresas podem - usando processos sustentáveis - comunicar com excelência a sua sustentabilidade a todos os stakeholders.

José Alberto Tozzi

Administrador de empresas graduado pela FGV e contador com MBA executivo internacional, na FIA, é mestre em administração de empresas com ênfase no Terceiro Setor pela PUC-SP. Sócio da Tozzi Associados, empresa especializada na prestação de serviços para entidades do Terceiro Setor, é professor na Diálogo Social, GESC, em cursos de extensão e especialização da PUC-SP e membro da equipe de formadores do Núcleo Paulus de Assistência Social. Autor do livro “SOS da ONG – Guia de Gestão para Organizações do Terceiro Setor”.

Lucimar Ferreira

Administrador de empresas, profissional com 25 anos de atuação em cargos executivos nos segmentos de indústria e prestação de serviços, ampla experiência no gerenciamento das áreas administrativa, contábil/fiscal, auditoria, pessoal, O&M, cobrança, tesouraria, custos e compras. Prática na elaboração de relatórios gerenciais, experiência em gestão financeira, reestruturação organizacional e excelentes conhecimentos na área de T.I., tanto em software (implantação de sistemas de gestão administrativa) como em hardware.

Marcio Zeppelini

Com 20 anos de sólida experiência em Terceiro Setor, é empreendedor social, empresário, produtor editorial e jornalista, é presidente do Instituto Filantropia, editor da revista Filantropia e diretor-executivo da Zeppelini Editorial. Idealizou a Diálogo Social, a Diálogo Digital e a Rádio Tom Social. É palestrante motivacional e de temas relacionados a comunicação, desenvolvimento pessoal, Terceiro Setor, captação de recursos e sustentabilidade. Autor do livro "Comunicação e Marketing para Projetos Sociais", é criador do programa "+Atitude" de Inspiração e Desenvolvimento humano.

Marcelo Estraviz

Presidente do Instituto Doar, empreendedor social, palestrante e escritor, é fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e conselheiro do Greenpeace, da Cidade Democrática e do Instituto Filantropia. Coautor do livro “Captação de diferentes recursos para organizações da sociedade civil”, autor de “Um dia de captador” e “Pause”. Criador do #diadedoar e da iniciativa certificadora de ONGs, já capacitou em mobilização e captação de recursos mais de 10 mil pessoas em 18 estados brasileiros e em três países da América Latina.

Marco Iarussi

Publicitário formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, Radialista com atuação em produção de TV há 14 anos. Sócio fundador da produtora de vídeos Curta a Ideia, que desenvolve uma abordagem audiovisual humanizada valorizando as iniciativas do terceiro setor. Criou, produziu e dirigiu diversos quadros e matérias para programas de televisão, atuando no Brasil e Europa. Integra a diretoria do “Instituto Ser Humano”, em São Paulo, ONG voltada ao autoconhecimento, cultura de paz e desenvolvimento pessoal, onde facilita grupos deste Trabalho.

Marcos Gross

Professor e consultor da área de comunicação do Senac-SP, do Sescoop-SP e docente de pós-graduação de comunicação e liderança no curso de gestão de pessoas da Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduado em comunicação, é mestre em linguagem e comunicação pela Umesp e pós-graduado em gestão comunicacional pela USP. Colunista de comunicação corporativa do site “Carreira & Sucesso”, é desenvolvedor e tutor de conteúdo digital da MBC/IEDB (Master Business Communication, de Washington Olivetto e Boni) e diretor da McGross Ltda., empresa de treinamento corporativo desde 2001. Presta atendimento para empresas como Alcoa, C&A, Catho, Cargill, Petrobras e Porto Seguro e ONGs como SOS Mata Atlântica. É também autor do livro “Dicas práticas de comunicação: boas ideias para os relacionamentos e os negócios” (Editora Trevisan).

Michel Freller

Empreendedor social, palestrante e consultor, graduou-se em administração pública pela Fundação Getulio Vargas (São Paulo) e tem mestrado em administração pela PUC-SP, com aperfeiçoamento em gestão, formatação de projetos e captação de recursos no Brasil e no exterior. É também professor na pós-graduação do Senac, conselheiro-diretor no Instituto Filantropia e conselheiro fiscal da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), além de fundador da Criando Consultoria. Ativo colaborador de organizações sem fins lucrativos há mais de 20 anos, desenvolve seu trabalho de consultoria com ênfase em planejamento, reorganização administrativo-financeira e mobilização de recursos. Paralelamente, tem forte participação em encontros de fundraising (captação de recursos) em diferentes países mundo afora.

Renata Lima

Advogada e contadora com 10 anos de atuação no Terceiro Setor – inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Minas Gerais (154.326). Graduada em direito e ciências contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e sócia e coordenadora nacional do Núcleo Terceiro Setor do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, é especialista em direito tributário e perícias contábeis. Atuou nos setores da controladoria e jurídico do centro de apoio operacional do Terceiro Setor - CAOTS do Ministério Público de MG. Mestranda em ciências jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa em Portugal, professora da pós-graduação em direito e contabilidade para o Terceiro Setor da FBMG, atua como palestrante em direito tributário, direito administrativo e direito civil relacionados ao Terceiro Setor. É autora do livro “Imunidade Tributária para o Terceiro Setor, 2016”. Publicação independente.

René Steuer

Bachelor of Arts de Amherst College (Amherst.Mass - USA) com especialização em psicologia, trabalhou no México, Venezuela e Brasil na Richardson Vicks e Procter & Gamble como diretor comercial, gerente de país e de marketing para a América Latina. É fundador e atual presidente do Conselho da ABCR, atua como consultor e palestrante em gestão e captação de recursos atuando na América Latina e Europa. Entre seus clientes estão a Escola de Administração de Empresas da FGV, Alianza Latina, Comissão Fulbright, Aldeias Infantis SOS, Hospital das Clínicas, Artemisia, Colégio Santo Américo, Cepac, Associação Caminhando Juntos, Instituto Zero a Seis e outros.

Régis Ferreira

Mestre em Contabilidade e Controladoria pela UFMG, MBA executivo em Finanças pelo IBMEC, Contador pela UFMG, Diretor da R&R Auditoria e Consultoria – empresa especializada em Auditorias para o Terceiro Setor desde 1990 (25 anos de experiência no terceiro setor). Gestor e professor da Pós-Graduação Contabilidade e Gestão para o Terceiro Setor (FBMG).

Ricardo Monello

Contador, auditor e advogado e pós-graduado em direito educacional e direito processual tributário, é sócio da Advocacia Sergio Monello, sócio-fundador da Audisa Auditores Associados e editor técnico e colunista da revista Filantropia. Professor de direito e contabilidade para o Terceiro Setor na Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-SP e professor-convidado em cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior, é diretor jurídico e membro do grupo de trabalho sobre o Projeto da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Fenacon) e diretor-secretário do Instituto Fenacon – Educação e Tecnologia. É também membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP e membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) e da diretoria da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Aescon-SP).

Ricardo Falcão

Consultor com mais de 40 anos de experiência nas áreas de responsabilidade social, elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos, planejamento estratégico, captação de recursos, atuou por onze anos como analista financiador na Organização das Nações Unidas (ONU), United States Agency for International Development (USAID) e em organizações da sociedade civil. Gerente da RFalcão Consultoria e Planejamento, é professor do curso de elaboração de projetos e a captação de recursos do MBA em gestão cultural e em gestão social da Universidade Candido Mendes e do MBE em Terceiro Setor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Roberto Ravagnani

Administrador, radialista, palhaço, cerimonialista, consultor e palestrante de temas ligados ao equilíbrio social, responsabilidade social empresarial, humanização hospitalar e desenvolvimento pessoal. Como radialista, produziu e apresentou diariamente por 11 anos, junto com Felipe Mello, um programa de rádio sobre protagonismo social, cidadania empresarial e qualidade de vida. É diretor-fundador da ONG Canto Cidadão, onde coordena programas de voluntariado para área da saúde e de educação, além de desenvolver diversas ações sociais pontuais. É sócio-diretor das empresas de negócios sociais Comunidea e da 4Genesis, onde implementa e coordena programas de voluntariado e sociais de diversos portes junto a organizações sociais, órgãos governamentais e empresas privadas como Ajinomoto, Bradesco, Disney, GOL, Itaú, J&J, JSL, Pfizer, SIPEB, entre outras.

Rosana Pereira

Administradora de empresas, pós-graduada em contabilidade e auditoria pela USP, com MBA em auditoria e perícia pela Universidade Federal de Uberlândia, é multiplicadora do Siconv habilitada pelo Ministério do Planejamento e consultora em projetos, captação de recursos e gestão de convênios com base no PPA para administração pública, monitoramento, prestação de contas e planejamento estratégico para entidades sem fins lucrativos. Foi assessora parlamentar da Câmara Federal. É também facilitadora em cursos e palestrante em fóruns, seminários e congressos sobre Siconv.

Rogério Martir

Advogado militante e especializado em direito empresarial e direito do trabalho, é vice-presidente da OAB-Guarulhos e consultor jurídico da revista Filantropia. Doutorando em ciências jurídicas e sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, professor universitário de pós-graduação e de cursos preparatórios, é sócio da Martir Advogados Associados – consultoria jurídica empresarial e para o Terceiro Setor.

Rogério Paganatto

Economista, contabilista e sócio-diretor da Quality Associados, desde 1987 atua como consultor e assessor de organizações sociais. Foi integrante do Neats – PUC-SP (Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor) e participou da equipe “premiada” pela LBA do prêmio Administração e Organização de Entidade de Assistência Social.

Sérgio Monello

Professor, advogado e contabilista com quase 50 anos de experiência no Terceiro Setor, é especializado em direito educacional, assistencial filantrópico, tributário e previdenciário. Sócio-diretor do escritório contábil Dom Bosco e da Advocacia Sergio Monello, é colunista da revista Filantropia, professor da PUC-SP e coordenador e docente dos cursos de administração, direito e contabilidade da CRB-SP. Também é ex-consultor mundial dos Salesianos Cooperadores, ex-coordenador inspetorial dos Salesianos Cooperadores de São Paulo, ex-membro do Conselho para Assuntos Econômicos da Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo.

Warley Dias

Mestre em contabilidade e controladoria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é diretor nas empresas R&R Auditoria e Consultoria e Value Gestão de Negócios. Professor da pós-graduação em contabilidade e gestão para o Terceiro Setor da Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG), tem larga experiência em auditoria e consultoria no Terceiro Setor.

Thaís Iannarelli

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, com 12 anos de experiência no Terceiro Setor, é pós-graduada em jornalismo social e atualmente é editora da revista Filantropia e diretora-executiva do Instituto Filantropia.

William Ferraz

Empresário, Terapeuta, Coach, Master Practitioner e Advanced Trainer em Programação Neurolinguística PNL, Renascedor, Graduação internacional em Hipnose Ericksoniana pelo The Institute for Trauma Release Therapy – Dr. Stephen Paul Adler e Dra. Betty A. Erickson, VP como Metáfora de Cura, Regressão de Memórias e Hipnoterapia no tratamento de traumas, formação completa em Hipnose clássica. Atua em Treinamentos na Área Comportamental e Motivacional. Formado em Administração de Empresas, Processamento de Dados e pós-graduando em Sociodrama pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama. Criador do método de NeuroEmagrecimento, Presidente do Instituto IDEAH. Trainer com Certificação Internacional em Neuro Semântica - ISNS ( EUA) Meta Coach (ACMC) com certificação internacional pela Meta Coach Foundation

Aline Morais

Jornalista, pós-graduada em educação e artes e especializada em gestão para organizações do Terceiro Setor, é sócia-diretora da Santa Causa. Atua há 11 anos na elaboração e coordenação de projetos e políticas públicas para pessoas com deficiência e DH na Prefeitura de São Paulo, Câmara Municipal, Câmara dos Deputados e Terceiro Setor. É coautora em publicações técnicas sobre inclusão e responsável pelo curso “Princípios de Gestão para ONGs”, que capacitou 450 profissionais da área.

Rafael Públio

Publicitário, com MBA em gestão pública e pós-graduado em administração e marketing, é sócio-diretor da Santa Causa. Possui experiência de mais de 11 anos na elaboração e coordenação de projetos de inclusão, na Prefeitura de São Paulo, Câmara Municipal, Câmara dos Deputados e organizações do Terceiro Setor. Participou da elaboração de diversas publicações técnicas sobre inclusão e deficiência, e capacitou mais de 800 profissionais de recursos humanos no desenvolvimento de programas de inclusão profissional.

Danilo Jungers

Graduado em Marketing, com Especialização em Administração de Organizações do Terceiro Setor, Pós-Graduado em Gestão do Terceiro Setor e com MBA em Administração de Empresas pela FGV/SP. Vinte anos de experiência como Fundraiser. Membro da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) e da AFP (Association of Fundraising Professionals). Vice-coordenador do GEATS-CRA/SP (Grupo de Excelência de Administração do Terceiro Setor). Consultor, Palestrante e Gerente de Desenvolvimento de Projetos Sociais da Ferrero Consultoria. Professor de Pós-Graduação na área de Captação de Recursos.

Marcelo Monello

Contador e engenheiro, especializado em administração pela PUC-SP, é sócio-diretor do escritório contábil Dom Bosco – Monello Contadores e editor técnico da revista Filantropia. Membro do grupo de estudos do Terceiro Setor do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), é coordenador da Comissão CRC Social do CRCSP e do Fórum Municipal de Entidades Beneficentes de Assistência Social de São Paulo (Febas). Foi presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (2006-08).

Maria Iannarelli

Assistente social e terapeuta de família com mais de 30 anos de experiência na área social em trabalho comunitário e com famílias, gestão e supervisão e coordenação de projetos sociais com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Participou da implantação e acompanhamento de programas para prevenção e atendimento a pessoas com dependência química e HIV-Aids, e em dois programas da Secretaria Municipal de Saúde: “Acompanhante de Idosos” e “A Gente na Rua”.

Marcos Biasioli

Advogado, administrador de empresas e pós-graduado em Direito Empresarial pela The European University, em Lisboa. É consultor jurídico do Terceiro Setor, titular da M. Biasioli Advogados e idealizador e editor técnico da Revista Filantropia

Guilherme Maciel

Formado em Direito e advogado inscrito na OAB/SP, possui MBA pela Fundação Dom Cabral e Sauder School of Business (UBC). Guilherme Maciel é sócio líder das práticas de tecnologia e serviços profissionais da 2Get, além de um entusiasta pelo tema de transformação digital e seu impacto nos negócios e nos talentos. Atuando desde 2006 como consultor de gestão de talentos para companhias nacionais e multinacionais, em projetos com escopo Brasil e América Latina, Guilherme teve a oportunidade de liderar projetos de busca e assessment de executivos para empresas de telecomunicações, software, hardware, serviços, consultorias, internet e digital pure players.

Marco Aurélio Almada

Marco Aurélio Almada é administrador de empresas, com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC. Cursou especializações em Gestão Estratégica de Custos pela Oklahoma Baptist University, nos EUA, e Monitoria e Avaliação de Projetos pela Inwent, na Alemanha. Com mais de 30 anos de atividade profissional, foi superintendente da Confederação Nacional do Sicoob e diretor do Fundo Garantidor do Sicoob (FGS). Preside o conselho deliberativo da Fundação Sicoob de Previdência Privada (Sicoob Previ) e, desde março de 2009, é diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).

Aurimar Ferreira

Formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Serviço Social PUC-SP. É coordenador do Núcleo PAULUS de Formação, Pesquisa e Disseminação Social. Organizador do Livro “CRAS por si mesmo”, da PAULUS Editora.

Rui Seabra

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Pós-doutorado em Imunoquímica no Instituto Butantan-FAPESP (2006-2008). Atualmente é Pesquisador II do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos CEVAP-UNESP e Professor e Orientador do curso de Pós-Graduação em Doenças Tropicais da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos. Consultor Ad-hoc da FAPESP. Membro do Comitê Julgador dos Periódicos Científicos Brasileiros do CNPq.

Antônio Santana

Formado em Tecnologia da Informação, pós-graduado em gerência e análise de sistemas. Com mais de 25 anos de experiência na área, é sócio-fundador da Infosw Tecnologia, empresa parceira no Brasil de grandes mentores de Cloud Computing do mundo, tais como Google e Amazon AWS. Há 15 anos ajuda empresas a descomplicar sua infraestrutura de TI, e agora auxilia diversas organizações nos temas sobre segurança da informação e "Jornada para Nuvem".

Renann Ferreira

Advogado na Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, Practitioner em PNL, pós-graduado em Direito Constitucional Aplicado, com MBA em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais e mestrando em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela UNILA. Atuou como Coordenador do Grupo de Trabalho de Aprendizagem da Rede de Proteção Integral para a Criança e Adolescente da Tríplice Fronteira.

Rafael Riva Finatti

Coordenador do Instituto GRPCOM, braço social do Grupo Paranaense de Comunicação responsável por projetos nas áreas de educação e fortalecimento do terceiro setor. Graduado em Jornalismo pela Universidade Positivo e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná, Rafael é pós-graduado em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE. É membro do PM4NGO e tem certificação PMD Pro Level 1 em gestão de projetos sociais pela APMG-International. Atua como gestor de organizações e projetos sociais desde 2007.

Viviane Aroldi

Acredito na importância do bom relacionamento entre empresas e consumidores. E durante minha carreira me dediquei, de várias formas, ao estudo desta relação. Atuei em grandes agências de comunicação e publicidade, trabalhei como profissional de marketing, já fui empresária e professora universitária. São mais de 20 anos de experiências, trocas e aprendizados, que compartilho agora como consultora de marketing e negócios sociais. Áreas de destaque: grande experiência em Atendimento de Contas e Planejamento de Comunicação, em especial nas disciplinas de Marketing de Relacionamento, Marketing de Causas e Projetos Sociais.

Marilene Alencastro da Silva

Pedagoga, Mestrado em Educação - Tecnologia e Comunicação - pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2009) e Mestrado em Educação - Arte e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2003). Especialização em Psicopedagogia - UNISUL (1999) e Graduação em Pedagogia (Orientação Educacional ) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1997). Hoje é Coordenadora Pedagógica do Programa Socioassistencial da Fundação Catarinense de Assistência Social - FUCAS respondendo às questões pedagógicas da instituição e responsável pelo aperfeiçoamento continuado e companhamento do Educador Social da Fundação que atende jovens em situação de vulnerabilidade social. Participou da equipe de Pesquisa MEC/UFSC/LANTEC do Pró UCA - Projeto um computador por aluno (2011-2013) e professora orientadora à convite do MEC do Projeto Alfabetização Solidária e membro do Participatório em Rede da Secretaria Nacional da Juventude.

Rafael Vargas

Administrador, Chefe de Núcleo do Terceiro Setor na Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos do Estado de Rondônia, Fundador e Presidente do Instituto Norte Amazônia de apoio ao Terceiro Setor – INATS, Voluntário do Centro Social Madre Mazzarello, Gestor de Projetos Sociais e Captador de Recursos desde 2006.

Cristiany de Castro

Formada pela Faculdade de Direito de Franca, tem atuação nas áreas cível e Terceiro Setor. É presidente da Federação das Apaes do Estado de São Paulo.

Luiza de Mello e Souza

Trabalhou por doze anos na Fundação Ford (FF), tendo sido Gerente de Doações de 2007 a 2016 e anteriormente Program Associate. Neste período, tinha contato intenso com os donatários da FF. Atualmente, Luiza trabalha no Instituto Clima e Sociedade (iCS), e cuida da relação com as instituições financiadoras do iCS. Luiza é mestre em Tecnologia Educacional para as Ciências da Saúde pela UFRJ, e tem bacharelado e licenciatura em Biologia pela UNICAMP, além de outras certificações.

Nayane Izabel da Costa Souza

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso e pós-graduada em Projetos Sociais e Intervenção Interdisciplinar pelo Centro Universitário Assunção. Atuou como Analista de Projetos Sociais na Turma do Bem e na Fundação Abrinq. Atualmente é Analista de Projetos Sociais no Instituto Sorrir para Vida.

Danielle Vanzella

Formada em Comunicação Social, publicidade e propaganda pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atual coordenadora Institucional da Oscip Instituto Sorrir para Vida. Desenvolveu ações de captação de recursos como voluntária na Ong Campus California Teachers Group nos EUA . Trabalhou como analista de marketing em empresas do segundo setor e agencia de comunicação.

José Helio Contador Filho

Sócio-diretor da HCont Consultoria e Treinamentos de Alta Performance e licenciado pelo Instituto Brasileiro de Neurobusiness, é membro da Neuromarketing Science & Business Association, coach executivo e de vida, membro do International Coaching Federation e consultor em governança corporativa. Master em neuroexperience pelo IBRA Neurobusiness, possui especialização em neurovenda, neuroliderança, neurobusiness, neurocoaching e neuroconsultoria. Pós-graduado em musicoterapia, tem vivência de 35 anos em cargos executivos e CEO de empresas multinacionais e nacionais (Siemens, Ford, Visteon) e de Ongs como o GRAACC. Estudioso do comportamento humano, cognição e liderança com ênfase em neurociência, é presidente e um dos fundadores do Instituto Cândido de Desenvolvimento Social, que capacita anualmente mais de 700 jovens em condição social de risco, e presidente de O Semeador – Instituto de Desenvolvimento Humanitário e Assistência Social, que atende 4 mil pessoas por semana.

Amaralina Machado Rodrigues Xavier

Formada em Comunicação Social pela UFRGS com estudos complementares em Humanidades, antropologia e semiótica cultural na Universidade Autônoma de Madrid, especialização em Planejamento de Comunicação Estratégica pela PUCRS e certificação internacional em Pm4NGOs. Hoje estuda na UPEACE da ONU questões sobre direitos humanos e tecnologias sociais para impacto. É co-fundadora do coletivo Porto Alegre Como Vamos e se dedicou nos últimos 4 anos a construir comunicações de impacto para projetos sociais na Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Camila Cheibub Figueiredo

Formada em Administração Pública pela EAESP/FGV, certificada em Project Management in Development Pro 1 e cursando Pós-Graduação em Gestão da Educação no Novo Milênio, atuo profissionalmente nas áreas de Marketing, Captação de Recursos, Programas de Relacionamento em instituições como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, MoMA-NY, Banco Alfa, Instituto Sou da Paz, Articultura e IDIS. Desde 2004, é Sócia-Diretora da Neurônio Ativação de Negócios e Causas, trabalhando na direção geral de projetos de Responsabilidade Social Empresarial, premiações e eventos sustentáveis, atendendo clientes como o SEBRAE, Senac São Paulo, Instituto Ethos, Grupo ABRIL, Instituto AVON, Fundação Educar DPaschoal, Instituto Votorantim, Fundação Volkswagen, Ashoka Empreendedores Sociais, Ultragaz, entre outros. Em 2014, deixou o dia a dia das operações da Neurônio para assumir a supervisão da Fundação Educar DPaschoal, investimento social privado da Companhia DPaschoal.

Bruno Costa Vicente

Advogado especialista em Direito do Consumidor pela Universidade Estácio; especialização em Licitações/Contratos Administrativos pelo Tribunal de Contas da União; presta assessoria e consultoria jurídico-administrativa para Organizações da Sociedade Civil, inclusive no Sistema de Convênios – SICONV.

Christiane Fonseca

Advogada, graduada pela Fundação de "Ensino Eurípides Soares da Rocha" - Centro Universitário Eurípides. Bacharel em Ciências Contábeis, graduada pela Unimar - Universidade de Marília. Pós Graduada em Direito do Terceiro Setor, Especialista na área da Saúde Pública. Experiência profissional há 10 anos em Direito do Terceiro Setor e Direito Público. Palestrante do Instituto Paulista do Direito Público.

Marcos Lima e Castro Pinheiro

Atua no Terceiro Setor desde 2003. Formado em jornalismo pela PUC-Rio, empreendeu na iniciativa privada desde o fim da faculdade. Passou a empreender socialmente quando fundou a ONG PECEP, onde trabalhou por 10 anos coordenando 40 voluntários e dando aula de história para cerca de 600 alunos. Em 2014, após trabalhar no Instituto Azzi, fundou o Instituto Phi. O Phi faz a ponte entre doadores e instituições sociais no RJ e em SP. Em 3 anos, já apoiou mais de 120 projetos, movimentando R$ 8 milhões para o Terceiro Setor.

Fabio Felix

Coordenador de Produtos e Marketing, com mais de 15 anos no mercado publicitário e promocional, construiu sua carreira nas áreas de atendimento, palestras, planejamento e implantação de processos e estratégia de mercado. Iniciou sua experiencia no terceiro setor em 2012 quando foi convidado pela ONG VOCAÇÃO para coordenar o processo de reformulação do departamento de captação de recursos através da venda de produtos, quando nasceu o Brinde do Bem que se tornou uma importante fonte de capitação limpa para a organização, por meio da venda de brindes.

Fagna Freitas

Graduada em enfermagem e obstetrícia pela UGF-RJ e em gestão de bares e restaurantes pela FTE-BA, é conselheira do Instituto Filantropia, coordenadora de projetos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA) e gerente de eventos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Além disso, atua como consultora da ONG De Peito Aberto e dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).

Sara Queiroz

Formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Direito e pós graduada em Direito e Processo Penal. É líder da ong Base Colaborativa onde coordena o projeto de incentivo à cultura de doação PORCausa. Integrante do Movimento por uma Cultura de Doação e uma das coordenadoras da campanha global #diadedoar. Atualmente trabalha na Captamos, plataforma de capacitação para captadores de recursos criada pelo Instituto Arapyaú e incubada pela ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos.

Felipe Saboya

Engenheiro de Produção e Mestre em “Políticas do Trabalho e Globalização”, pela Universidade de Kassel, Alemanha. Atua em organizações da sociedade civil há mais de 12 anos, em temas como responsabilidade social empresarial, direitos humanos, ética e integridade. Trabalha no Instituto Ethos desde 2011, onde coordenou nacionalmente o Projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios” e atualmente é Assessor Executivo.

Patricia Costa de Almeida Castro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Educadora (2007) e Coach (2010) certificada pela Oxford, Cambridge e RSA (OCR), especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduada em Educação Corporativa pela Universidade Veiga de Almeida (2014). Atualmente é Responsável de Marketing & Sourcing de Recursos Humanos na Delegação Regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai no Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Tem experiência, nacional e internacionalmente, como Consultora de Recursos Humanos - com foco especial em Gestão de Talentos e Desenvolvimento Organizacional; em Programas de Pró- Equidade de Gênero e Raça; e em Projetos de Educação e Integração Social. Tem publicações na área de Educação e Recursos Humanos.

Silvia Naccache

Coordenadora do Centro de Voluntariado de São Paulo – CVSP desde julho de 2003, atua com voluntariado, Terceiro Setor e responsabilidade social. Responsável pela articulação de parcerias com organizações da sociedade civil, governos, escolas, universidades e empresas. Organiza, ministra e facilita cursos, palestras, oficinas e eventos. Administra a área de comunicação e com equipe de voluntários cuida das redes sociais e site do CVSP. É Conselheira voluntária da Associação Vaga Lume. Membro organizador do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. Graduada em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Francisco de Sousa Costa

Consultor e Auditor na área de Gestão Pública, atua com Instituições Fundações, Associações, Prefeituras, Empresas no desenvolvimento Social com foco na Captação de Recursos para aplicação no Terceiro Setor. Atuando junto aos Bancos brasileiros conseguindo liberação de linhas de créditos para todos os tipos de instituições, inclusive pessoas físicas. Atualmente CEO da Consulting Brasil, e Auditor em diversas Instituições Públicas e Privadas no Brasil em Programas Federais e Internacionais.

Rodolfo Ernesto Schneider Junior

Administrador com pós-graduação em marketing e gestão de projetos pela FAE Business School, atua nos últimos 20 anos em organizações do 3o setor e agências de publicidade e marketing direto. Gerenciou a área de marketing, captação de recursos e relações institucionais do Complexo Pequeno Príncipe (Formado pelo Hospital Pequeno Príncipe, Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe) entre 2006 e 2010. Desde julho de 2010, atua no Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), uma das principais instituições sociais da área de Assistência Social no Paraná, que beneficia anualmente mais de 500 mil pessoas por meio de doações, campanhas e projetos sociais destinados a crianças, jovens e adultos em vulnerabilidade social. Atualmente, é gerente de Ação Social e Relações Institucionais do IPCC. Atuou por 10 anos no segmento privado em agencias de publicidade e marketing direto.

Andréa Wolffenbüttel

Diretora de Comunicação do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS. Jornalista, com especialização em Economia, trabalhou em O Estado de S.Paulo, SBT e CBS News (EUA) e Gazeta Mercantil. Editou a revista Desafios do Desenvolvimento, uma publicação do PNUD e do Ipea. Foi gerente de Comunicação do Instituto Akatu e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Marilisa Bertolin

Coordenadora de Comunicação na Fundação Escola Aberta do Terceiro Setor. Com larga experiência no Terceiro Setor, atua na coordenação de projetos especiais junto aos Ministérios da Cultura e Educação e Instituto Brasileiro de Museus na realização da série de programas audiovisuais, entre eles o "Conhecendo Museus", veiculado pela TV Brasil e pela TV Cultura. Formada em Relações Públicas, com especialização em Comunicação Organizacional atua, também, como consultora em projetos incentivados e captação de recursos.

Emília Bandeira Perissatto

Graduada e mestre em Geografia e graduanda em Direito. Tem experiência como professora nas modalidades presencial e à distância, atua na coordenação do setor de projetos da Secretaria de Assistência Social e Cidadania do município de Maringá-PR, e como professora, nos cursos de Geografia, História, Serviço Social e Gestão do Terceiro Setor da Unicesumar.

Márcia de Souza

Coordena a graduação em Gestão das Organizações do Terceiro Setor – Unicesumar, mestranda em Ciências Sociais – UEM, especialista em Gestão Estratégica do 3º Setor e Comunicação Empresarial, além de ser graduada em Marketing. Tem 15 anos de experiência na gestão administrativa do 3º Setor, como consultora e articuladora de relações intersetoriais. É presidente do CMDCA-Maringá e diretora da FUNDACIM.

Marciele Dallastra Torres

MBA em Gerenciamento de Projetos pela Univali, Graduação em Administração Pública pela UDESC/ESAG. Ministrante de Cursos sobre gerenciamento de projetos e usabilidades de ferramentas para Captação de Recursos, Gestão de Convênios e Prestação de Contas e Legislação que rege as transferências de Recursos. Diretora Administrativa e de Projetos junto a Empresa Êxitos Eficiência em Informação e Tecnologia.

José Avando

Economista, Empreendedor Social e Diretor Geral da Associação Telecentro de Informação e Negócios – ATN, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP. Na ATN coordena o Programa YouthSpark de Capacitação da Microsoft, que contribui para acesso ao mercado de trabalho de milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social e o Programa TechSoup Brasil, para a Doação de licenças de Software e da comercialização, a baixo custo, de computadores Remakker. Em dezembro de 2017 foi eleito para o Conselho Consultivo da ABRIN – Associação Brasileira de Reciclagem e Inovação. (www.atn.org.br e www.techsoupbrasil.org.br).

Everaldo Oliveira

Coordenador técnico do programa Tecnologia para o Bem na Microsoft, atuando diretamente com as instituições sem fins lucrativos brasileiras. Com mais de 20 anos de experiência em TI, é especialista em Office 365 e implantações de infraestrutura em Microsoft Azure. Seu trabalho consiste em apoiar as ONGs na adoção de software de nuvem e migração de workloads para o datacenter virtual. Também atua voluntariamente com a Associação MTAC Brasil, uma ONG composta de profissionais voluntários de TI espalhados por todo o Brasil.

Turma(s) Aberta(s)

4 a 7/Abr Foz do Iguaçu
Das 8h às 18h

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Inscrição sem Hospedagem

Inscrição por pessoa com acesso a toda programação (sem direito à hospedagem).

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ou R$ 726,00 (à vista)
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Valor para afiliados Prata
5x R$ 145,20
ou R$ 726,00 (à vista)
por participante
Valor para NÃO AFILIADOS ou Afiliados bronze.
5x R$ 275,88
ou R$ 1.379,40 (à vista)
por participante
Torne-se um Afiliado Bronze Gratuitamente
Hotel Golden Park Internacional Foz

Rua Almirante Barroso, 2006 - Centro

Foz do Iguaçu/PR
CEP: 85851-010
(45) 3521-4100
reservas@goldenparkinternacionalfoz.com.br
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Foz do Iguaçu-Paraná

Foz do Iguaçu
04 a 07 de abril de 2017 - 3ª a 6ª feira - das 8h às 18h

4/4/2017 08:00 7/4/2017 18:00 America/Sao_Paulo Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica - FIFE 2017 Evento da Rede Filantropia Hotel Golden Park Internacional Foz Rua Almirante Barroso, 2006 - Centro
Foz do Iguaçu/PR
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Foz do Iguaçu-23
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Em algum lugar do Brasil
10 a 13 de abril de 2018 - 3ª a 6ª feira - das 9h às 18h

10/4/2018 09:00 13/4/2018 18:00 America/Sao_Paulo Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica - FIFE 2017 Evento da Rede Filantropia A definir - Brasil A definir em breve... Em algum lugar do Brasil-32 Rede Filantropia contato@institutofilantropia.org.br DD/MM/YYYY aAiyZVveEzAnBhlNYmDB22528