25 de outubro de 2018 - 5ª feira - das 9h às 18h

I Fórum Nacional de Contabilidade e Auditoria do Terceiro Setor

Organizado pela Rede Filantropia e pela Audisa Auditores, em Recife (PE), este evento visa proporcionar aos participantes uma ampla visão da aplicação da contabilidade e da auditoria nas ONGs.

Carga Horária: 8 horas

Com: Marcio Zeppelini, Ricardo Monello, Alexandre Chiaratti, Ivan Pinto, Mateus Yutaki, Tatiane Balhes, Carlos Silva, Eduardo Melo, Marcelo Monello, Gustavo Carioni
Local: Porto Social
(Sede da Interne Educação) Rua Marques Amorim, 356 B - Ilha do Leite Recife/PE CEP: 50070-330

Curso vale pontos no PEPC-CFC

Entender todos aspectos do funcionamento da contabilidade, do E-social, Prestações de Contas e da auditoria no Terceiro Setor é essencial para qualquer profissional – gestores, advogados, contadores, auditores, captadores de recursos e servidores públicos que atuam em pastas sociais em âmbito municipal, estadual e federal – que atuem com as organizações da sociedade civil (OSC).
 
Apresentar soluções práticas para as áreas envolvidas, bem como apresentar aspectos relevantes para a implantação do Programa de Integridade na forma da Lei e, ainda, o impacto da Tecnologia e a Contabilidade Digital no desenvolvimento das OSC.
 
ESTE EVENTO VALE PONTOS NO PEPC-CFC:
 
*AUD: 5,5 pontos*
*ProGP: 5,5 pontos*
*Perito: 5,5 pontos*
*PREVIC: 5,5 pontos*

Conteúdo Programático
 

8:15 - Abertura (Ricardo Monello / Marcio Zeppelini)
 
8:30 - Contabilidade das OSCs conforme as Normas Técnicas e Legais (Alexandre Chiaratti)
 
10:00 - Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas das OSCs (Ivan Pinto Jr.)
 
11:00 - Auditoria e Controles Internos nas OSCs (Mateus Ferreira)
 
11:45- eSocial para as Entidades Imunes e Isentas - Casos práticos (Tatiane Balhes)
 
12:30 - Almoço
 
13:45 - Cebas e Imunidade para as Contribuições Sociais - da Obtenção à Prestação de Contas (Carlos Silva)
 
14:30 - Aspectos Essenciais nos Estatutos das Entidades (Ricardo Monello)
 
15:15 - Tecnologia e Contabilidade na Era Digital para as OSCs (SCI)
 
16:00 - Coffee-break
 
16:30 - Prestação de Contas na Forma do MROSC (Lei nº 13.019/2014) (Marcelo Monello)
 
17:15 - Compliance & Programa de Integridade nas Organizações do Terceiro Setor (Eduardo Melo)
 
18:00 - Encerramento

Público-alvo
  • Gestores de organizações da sociedade civil (OSC)
  • Captadores de recursos
  • Advogados, contadores e auditores que atuam no Terceiro Setor
  • Servidores públicos municipais, estaduais e federais que trabalham diretamente ou indiretamente com pastas da área social

Palavras-chave

  • Planejamento, administração, Cebas, contabilidade, legislação, Judiciário, responsabilidade social, Terceiro Setor, organização, entidade.

 

Realização:

 


Apoio local:


 


®2018 ➤ Instituto Filantropia - (L)

Marcio Zeppelini

Com 20 anos de sólida experiência em Terceiro Setor, é empreendedor social, empresário, produtor editorial e jornalista, é presidente do Instituto Filantropia, editor da revista Filantropia e diretor-executivo da Zeppelini Editorial. Idealizou a Diálogo Social, a Diálogo Digital e a Rádio Tom Social. É palestrante motivacional e de temas relacionados a comunicação, desenvolvimento pessoal, Terceiro Setor, captação de recursos e sustentabilidade. Autor do livro "Comunicação e Marketing para Projetos Sociais", é criador do programa "+Atitude" de Inspiração e Desenvolvimento humano.

Ricardo Monello

Contador, auditor e advogado e pós-graduado em direito educacional e direito processual tributário, é sócio da Advocacia Sergio Monello, sócio-fundador da Audisa Auditores Associados e editor técnico e colunista da revista Filantropia. Professor de direito e contabilidade para o Terceiro Setor na Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB-SP e professor-convidado em cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior, é diretor jurídico e membro do grupo de trabalho sobre o Projeto da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Fenacon) e diretor-secretário do Instituto Fenacon – Educação e Tecnologia. É também membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB-SP e membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) e da diretoria da Associação das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Aescon-SP).

Alexandre Chiaratti

Graduado em ciências contábeis pela PUC-SP, auditor e especialista em finanças pela FGV-SP, tem mais de 15 anos de experiência em entidades do Terceiro Setor. É pós-graduado em gestão de organizações do Terceiro Setor pelo Mackenzie.

Ivan Pinto

Graduado em ciências contábeis, pós-graduado em gestão das organizações do Terceiro Setor (PUC-RS) e em auditoria e perícia, tem mais de 22 anos de experiência atuando com auditoria em entidades do Terceiro Setor. Sócio-fundador da Audisa Auditores Associados, destaca-se como membro do colegiado de auditoria do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (Audibra), do Institute of Internal Auditors (IIA) e da Comissão de Estudos Técnicos do Terceiro Setor do CRCRS. Registrado no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI), formador voluntário da ONG Parceiros Voluntários, atua como professor da Universidade Corporativa e coordenador do curso de pós-graduação em contabilidade de entidades que atuam nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Mateus Yutaki

Graduado em ciências contábeis com MBA em auditoria, é sócio da Audisa Auditores Associados. Com mais de 13 anos de experiência no Terceiro Setor, aplica cursos e treinamentos de pessoal direcionados à consultoria, auditoria e perícia.

Tatiane Balhes

Graduada em Administração Geral de Empresas, Pós-graduada em gestão de pessoas pela Anhembi Morumbi. Consultora da Audisa, especialista em controles internos do departamento pessoal e em projetos de implantação do eSocial.

Carlos Silva

Administrador de empresas e sócio da Audisa Consultores Associados, com mais de 11 anos de experiência no Terceiro Setor.

Eduardo Melo

Pós-graduado em administração financeira e sócio-fundador da Audisa Auditores Associados, é palestrante e consultor especialista em gestão financeira e estratégica em escolas com ou sem fins lucrativos e auditor licenciado do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão desde outubro de 2000. É coordenador-geral administrativo-financeiro da Faculdade Damas, em Recife, e membro do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (Audibra).

Marcelo Monello

Contador e engenheiro, especializado em administração pela PUC-SP, é sócio-diretor do escritório contábil Dom Bosco – Monello Contadores e editor técnico da revista Filantropia. Membro do grupo de estudos do Terceiro Setor do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), é coordenador da Comissão CRC Social do CRCSP e do Fórum Municipal de Entidades Beneficentes de Assistência Social de São Paulo (Febas). Foi presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo (2006-08).

Gustavo Carioni

Coordenador comercial da SCI. Graduado em Administração de Empresas pela Univali, tecnólogo em Gestão Empresarial pela Unisul e formação MBA em Marketing pela FGV. Profissionalmente, atuou como gerente comercial na Sênior Sistemas, gestor de negócios na Benner Sistemas e consultor comercial na Sankhya. Realiza palestras em todo Brasil para o mundo contábil desde 2012.

Turma(s) Aberta(s)

25/Out Recife
Das 9h às 18h

Investimento por participante

Valor da inscrição por pessoa

Valor para Integrantes Platina
1 inscrição gratuita
As demais R$ 150,00
por participante
Valor para Integrantes
Prata e Ouro
5x R$ 30,00
ou R$ 150,00 (à vista)
por participante
Valor Usuários free.
5x R$ 57,00
ou R$ 285,00 (à vista)
por participante
Torne-se um Usuário Free
Porto Social

(Sede da Interne Educação)

Rua Marques Amorim, 356 B - Ilha do Leite
Recife/PE
CEP: 50070-330

Recife-Pernambuco

Recife
25 de outubro de 2018 - 5ª feira - das 9h às 18h

25/10/2018 09:00 25/10/2018 18:00 America/Sao_Paulo I Fórum Nacional de Contabilidade e Auditoria do Terceiro Setor Evento da Rede Filantropia Porto Social (Sede da Interne Educação)
Rua Marques Amorim, 356 B - Ilha do Leite
Recife/PE
CEP: 50070-330

Recife-24
Rede Filantropia contato@institutofilantropia.org.br DD/MM/YYYY aAiyZVveEzAnBhlNYmDB22528

Termo de Inscrição

  • A organização sem fins lucrativos INSTITUTO FILANTROPIA, CNPJ: 16.793.297/0001-20, doravante denominada simplesmente como ORGANIZADORA, neste momento está sendo contratada para ministrar o curso em questão e se compromete a zelar pela qualidade e integridade do programa oferecido.
  • A ORGANIZADORA poderá cancelar ou adiar o evento com aviso de, no mínimo, 48 horas de antecedência. Neste caso, o PARTICIPANTE poderá optar por:
    • REEMBOLSO: A devolução dos valores pagos pelo PARTICIPANTE na inscrição do treinamento deverá ser feita pela ORGANIZADORA em até 10 (dez) dias úteis a contar da data da solicitação.
    • CRÉDITO: O participante também poderá optar por realizar o curso na nova data ou utilizar o crédito para fazer outro curso de mesma carga horária.
  • A  opção desejada (REEMBOLSO OU CRÉDITO) deverá ser informada à ORGANIZADORA por e-mail ou telefone em um prazo de 6 meses a partir da data de inscrição.
  • Em nenhuma hipótese serão reembolsadas despesas extras do participante, como passagens ou hospedagem.
  • A vaga do participante no evento somente será reservada após a devida comprovação de pagamento pela instituição financeira.
  • A troca de participante será permitida com até um dia de antecedência ao evento. A mesma deverá ser informada à ORGANIZADORA por e-mail ou telefone.
  • Em caso de desistência do participante, o CANCELAMENTO de uma inscrição somente poderá ser realizado mediante solicitação por e-mail.
    • Aviso com 7 (sete) dias ou mais de antecedência: devolução integral do valor investido em até 30 (trinta) dias ou troca por inscrição em evento de igual valor, a critério do participante.
    • Aviso com 2 (dois) a 6 (seis) dias de antecedência: devolução de 50% do valor investido em até 30 (trinta) dias ou troca por inscrição em evento de igual valor, a critério do participante.
    • Menos de 48 horas de antecedência: Não há devolução do valor investido e nem troca por bolsas.
  • Inscrições efetuadas com a opção de pagamento por NOTA DE EMPENHO não podem ser canceladas sob qualquer hipótese.
  • A ausência ou atraso do participante no(s) dia(s) do evento, sob qualquer hipótese, não dará direito a REEMBOLSO OU CRÉDITO.
  • A ORGANIZADORA fica autorizada a captar fotografias, vídeos e áudios antes, durante e após o evento e seus intervalos. O PARTICIPANTE cede o Direito de Imagens sobre esse material para  ORGANIZADORA utilizar ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE para divulgação de eventos e seus produtos, cessado o uso para outros fins.
  • A opinião e informações expressadas pelos facilitadores e demais participantes do treinamento são de responsabilidade exclusiva dos mesmos, não caracterizando necessariamente a opinião do Instituto Filantropia.